top of page

A Serpente e a Pomba

Atualizado: 5 de jul. de 2023

"...sede prudentes como a serpente e símplices como as pombas". Mt 10:16b

ree

PRUDENTES COMO A SERPENTE I

Há alguns dias que essa essa expressão acima tem me incomodado.


Fiquei pensando em que a serpente é prudente, e quis me aprofundar um pouco sobre o que Jesus estava querendo me ensinar e resolvi procurar algo sobre a vida da serpente e seu comportamento.


Em um site de pesquisa educativa diz o seguinte:

"As serpentes são animais dotados de pálpebras transparentes e desprovidos de canais auditivos, sendo capazes de sentir as vibrações do solo através do seu esqueleto. As serpentes possuem quimiorreceptores, ou seja, conseguem fazer uma interpretação química do ambientes. Elas movimentam a língua bífida (com duas pontas) para dentro e para fora da boca coletando moléculas de ar e do solo. Ao retrair a língua elas levam para os órgãos vomeronasais localizados no céu da boca (também chamado de órgão de Jacobson) e aí conseguem avaliar o terreno.(Clique aqui e aqui para referência)

Serpentes não ouvem, mas sentem o que se passa do lado de fora de seu corpo com o toque de sua lingua no solo, e só depois de retornar com ela na boca é que consegue avaliar o terreno. Observem que elas são poderosas, mas não agem de qualquer jeito. Para entrar num terreno, elas avaliam primeiro com a lingua, sentem as vibrações do solo através de seus ossos e conseguem fazer uma interpretação do ambiente em que está.


Se devemos ser igual a serpentes no tocante à prudência, vamos ver primeiro o significado de prudência:


PRUDÊNCIA

substantivo feminino

  1. virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução.

  2. calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil. (Oxford Languages)

Agora observe o seguinte: como a serpente, sem braços e pernas e sem conseguir ouvir, faz um estrago quando encontra a presa? Tudo isso por causa de sua prudência.

  1. Usam a boca para fazer o essencial, que é absorver o que há no ambiente e avaliar se esta propicio ou não para o seu objetivo (que na maioria das vezes é se alimentar)

  2. Sentem através do esqueleto as vibrações externas ao seu corpo para saber se está em local adequado (perigoso ou não para ela)

Esse foi o primeiro exemplo de que Jesus nos fala para procedermos. SERMOS PRUDENTES. em nosso viver na escola, no trabalho, na familia, seja onde for, que usemos nossa boca para falar o essencial, e absorver o que ha no ambiente e avaliarmos se está propicio ou não para o que vamos fazer.


Vamos ao segundo exemplo:

ree

SIMPLES COMO A POMBA

  1. "As pombas são animais de estimação suaves que são facilmente domesticados e treinados à mão". (Clique aqui para referência)

  2. Se movem em bandos de vários indivíduos. Dentro de cada grupo, é estabelecida uma hierarquia bem estruturada por meio de bicadas, mas também podem ser observadas relações horizontais entre os membros. De fato, observou-se que as duas formas de organização, hierárquica e igualitária, podem ser alternadas de acordo com as necessidades. (Clique aqui para referência)

  3. Para resumir, coloquei aqui o que eu achei muito importante salientar sobre esse comportamento das pombas observados por cientistas:

    • Eles defendem a sua especie (os de sua comunidade) com bicadas nos outros animais que ousam pegar seus alimentos. (DEFESA)

    • Eles marcam o território com base nos galhos em que cada pombo descansa à noite. (ORGANIZAÇÃO)

    • Graças à sua incrível capacidade de orientação, elas são capazes de se comunicar entre si enquanto estão em vôo e estabelecer rotas ideais para, por exemplo, encontrar recursos e evitar predadores. (HIERARQUIA)

Ao perceberem algum distúrbio durante o voo, os primeiros pombos a detectá-lo avisarão os demais e, quando esse alerta chegar aos líderes do bando, eles tomarão um novo rumo e os demais os seguirão. Dessa forma, eles são capazes de improvisar estratégias que os ajudem a sobreviver em ambientes hostis.


Amigos leitores não é extraordinário que Jesus nos ensine de uma forma tão grande com tão poucas palavras?


Precisamos ser SIMPLES COMO A POMBA

defendendo os da nossa família da fé, das ciladas de nossos inimigos, através das armas que Deus nos proporcionou:
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;” Efésios‬ ‭6‬:‭11‬ ‭ARA‬‬
marcando nosso território espiritual, buscando sua presença em todo tempo.
“com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” ‭‭Efésios‬ ‭6‬:‭18‬ ‭ARA‬‬
a hierarquia e o respeito à autoridade os fazem voar e conquistar o melhor e se defender dos que podem lhes prejudicar.
“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.” ‭‭Romanos‬ ‭13‬:‭1‬, ‭5‬ ‭ARA‬‬

A simplicidade que diz sobre as pombas não quer dizer "abobado", mas sim organizado, defensores da nossa familia espiritual aqui na terra e respeitando as autoridades.


A prudência da serpente não quer somente dizer para ter cuidado com os predadores, mas para segurar nossa lingua para falar aquilo que Deus nos manda e permite falar; para estarmos num ambiente onde nosso corpo percebe que há segurança ali, e onde há a presença de Deus.


Tenham um bom dia!


Marilza Loubach

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page