Portas da Justiça
- Marilza Loubach

- 22 de set. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024
"Abri-me as portas da Justiça; entrarei por elas e louvarei ao Senhor. Esta é a porta do Senhor pela qual entrarão os justos." Sl 118:19-20
Quando passamos por períodos de lutas e de provas, uma coisa que pensamos é na saída. Ansiamos por terminar tudo isso e chegar logo ao final dessa prova. Nem todos gostam de provações. Alguns nem pedem ou permitem que sejam provados, pois denota sofrimento. E eu não sou diferente. Muitas vezes, depois de perceber através da Palavra de Deus que é um processo em que todos temos que passar, afinal, todos os servos de Deus registrados na Bíblia, sem excessão passaram por ele. Até o Filho de Deus. Por isso, pedia sempre a Deus que me desse força e sabedoria para tirar o proveito de tudo o que viesse na provação. E digo aqui que não foi uma ou duas não. Foram várias provações, e é claro que nem sempre na primeira delas já saímos prontos e entendemos tudo. Às vezes a própria experiencia nos fortalece para a próxima onde iremos aprender o que precisávamos.
Na Biblia há um texto em que diz que Deus, nosso pai, nos corrige como filhos, pois ele não quer que nos percamos no caminho,
'E vocês se esqueceram da exortação que lhes é dirigida, como a filhos: “Filho meu, não despreze a correção que vem do Senhor, nem desanime quando você é repreendido por ele; porque o Senhor corrige a quem ama e castiga todo filho a quem aceita.” ' Hebreus 12:5-6
Quando passo por ela (a provação, ou correção) no início não gosto muito, ou aliás, não gosto nada... mas depois vejo que estou aprendendo com aquilo, meu caráter é aperfeiçoado, começa um processo dentro de mim que me faz ver com outros olhos aquilo que estava fazendo que não era o correto, e Deus me mostra o verdadeiro significado daquilo e ao mesmo tempo em que me sinto triste em ser exortado ou corrigido, me sinto também amado por Deus, pois Ele é meu Pai, que me ama e não quer me perder. Por isso não posso fazer outra coisa a não ser O adorar e agradecê-lo pela sua misericórdia e paciência para comigo.
Quando estou em meio ao processo, imagino uma porta la no final, e com uma vista deslumbrante, me trazendo calma e paz e com um sentimento de crescimento e proximidade com Deus, me fazendo estar mais no centro da vontade dEle. Por isso, tento fazer o mais certo possivel para que chegue o momento de vê-la aberta e poder respirar aliviada e dizer: "Graças a Deus, passei por mais essa!"
Como Deus é bom! Ele nos ama, nos corrige e nos recebe todos os dias ao final do dia, como era com Adão e Eva antes do pecado:
“Ao cair da tarde daquele dia ouviram a voz e os passos do Senhor Deus que passeava pelo jardim, e esconderam-se entre as árvores.” Gênesis 3:8 NBV-P
Antes de pecarem eles tinham durante o dia, atividades e trabalhos, conversas e aprendizados entre a árvores e animais que ali existiam. E ao final do dia, acredito que ansiavam por estar com Deus para lhe contar o que haviam aprendido. Porém, após o pecado, toda aquela sintonia e paz e harmonia que havia entre Deus, o criador, e o homem, a criatura foram quebradas. O pecado afastou o homem de Deus, mas pelas misericórdias dEle, Glórias a Deus por isso, Ele nos enviou seu filho Jesus para morrer por nós e nos resgatar do pecado e nos trazer de volta à intimidade com Ele. Mas para isso, cada indivíduo na terra deverá reconhecer a soberania de Deus e declarar que Jesus é o filho de Deus, e reconhece-lo como nosso Salvador.
Nestes ultimos dias passei por várias provações, como já exemplifiquei no post anterior a este, sobre o casamento de minha filha, onde nós não pudemos estar presente. Durante todo o processo lutei contra tudo o que se possa pensar de impedimento para que pudesse estar junto à minha única filha para acompanhá-la nesse evento. Infelizmente, não aconteceu como gostaria, mas louvo a Deus que me deu forças e sabedoria para entender a vontade dEle nesse período. Foi difícil, sim, mas Deus nos fortalece e nos faz mais do que vencedores.
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37
Acontece que nesse processo, o que se passou comigo está descrito nas mesmas experiências de Davi descrito no livro de Salmos 118. E eu aprendi o seguinte:
SE VOCÊ ESTÁ NO COMEÇO DE SUA PROVAÇÃO, SIGA O PROCESSO:
1 - DÊ A DEUS TODA ADORAÇÃO HONRA E LOUVOR
Antes mesmo se ver o resultado, devemos adorar a Deus em respeito ao que Ele é. Ele é Deus. Nós seus servos. Ele nos considera como filhos. por isso somos provados e passamos por lutas. Mas a certeza de que Ele está no controle, nos dá segurança de que nada vai sair dos limites de nossa exaustão.
2- DECLARE QUE SUA SEGURANÇA DEPENDE DELE
Afirme continuamente que melhor é confiar em Deus do que em homens.
Ali ele diz que sofreu perseguição, mas ele inicia esse Salmo glorificando ao Senhor porque ele visualiza-se num espaço largo e seguro se alegrava por isso (Sl 118:5), por isso, se sentia seguro. O desejo de que aqueles que lhe fizeram mal fosse vingado em Deus, pois a Deus pertence toda vingança (Sl 118:7; Dt 32:35). Confirma que Deus é o porto seguro, e a sua confiança.(Sl 188:8,9).
3- LUTE.
Declare que sua vitoria não depende de você, nem de homens, mas de Deus. No período da luta, precisamos continuamente dizer em voz alta para nós mesmos nos fortalecermos para seguir em frente e fazermos o correto segundo a palavra de Deus.
Davi nesse Salmo declara várias vezes que sua força não está nos homens, e logo diz que ele despedaçou as nações, e por três vezes ele cita que elas retornaram para acabar com sua vida, porém ele as despedaçou (Sl 118:10-12).
4 - VISUALIZE A VITÓRIA E JÁ SE ALEGRE NELA GLOFICANDO A DEUS
Uma palavra que exemplifica essa fase no processo é a FÉ. A Biblia nos diz que sem fé é impossivel agradar a Deus. (Hebreus 11:6)
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam. Hebreus 11:6 NAA
Então, se alegre e declare que você já conquistou a vitoria. Pela fé, visualize o final de sua prova.
5- VISUALIZE A PORTA DA JUSTIÇA SENDO ABERTA
Davi diz o seguinte:
'Abram as portas da justiça para mim; entrarei por elas e darei graças ao Senhor . ' Salmos 118:19
O tempo do verbo conjugado é Imperativo Afirmativo. É uma ordem. Quem dá ordem é quem tem autoridade, e essa autoridade foi dada por Deus. Portanto, há uma ordem dada à situação para que haja resposta. E ela tem que ser atendida sem qualquer dúvida.
Este é o melhor momento nesse processo, Meu desejo sendo concretizado na minha vida, e a segurança de que quem me autorizou foi o próprio Deus. Glórias a Deus por isso!
No próximo blog você verá a parte não mais importante desse processo, mas a imprescindível para compreender o processo completo da minha provação.
Me acompanhe lá (clique aqui)
Marilza Loubach








Comentários