top of page

Qual semente é você?

Atualizado: 6 de jul. de 2024

"Porque o coração desse povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração e se converta, e eu os cure."Mt 13:15

A parábola do semeador, muito conhecida no mundo todo explicada pelo próprio Jesus depois aos discípulos nos traz verdades tremendas ali.


Para quem não a conhece, leia na integra, clicando aqui. Depois retorne a esse texto para compreenderem o que aprendi no dia de hoje.


Para os que já conhecem, acompanhe comigo o relato:

1 - Jesus fala para "muita gente" na beira da praia e acaba subindo no barco para que o povo o escute melhor. (Mt 13:2-9) e conta a parábola do semeador.


2 - No versículo 10 os discípulos perguntam a Jesus porque Ele fala em parábolas, e Ele responde que era para que se cumprisse a profecia de Isaias que diz: "Ouvindo, ouvireis mas não compreendereis e vendo vereis mas não percebereis." (Is 6:9)

Agora guarde esse texto:

Porque o coração desse povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com seu coração e se converta, e eu o cure. Mt 13:15

Logo depois Ele elogia os discípulos dizendo que os olhos deles são bem aventurados porque vêem e os ouvidos ouvem. Isto é, eles compreendem aquilo que é velado aos outros que ainda não haviam recebido Jesus como Salvador da vida deles. E ainda diz que muitos profetas desejavam ter esse conhecimento da verdade de ver e ouvir que os discípulos de Jesus tinham.


Observe que Ele explica agora a parábola para que os discípulos pudessem compreender a essência do ensino de Jesus:


1- Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.


2- O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, ao contrário, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra logo se ofende.


3- E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra mas os cuidados desse mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra e fica infrutífera.


4- Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro, trinta.


Jesus é mesmo incrível nos seus ensinamentos, não é mesmo! Como Ele conhece o ser humano, aliás, Ele estava lá na nossa criação.


Quantos de nós já não fomos cada uma dessas sementes alí, até nos tornarmos uma semente frutífera? Em momentos em que ouvimos e não compreendíamos a palavra e qualquer vento removia a palavra de nosso coração, a palavra que nos enchia e nos abria os olhos, e de repente não estava em nós, pois esqueciamos por causa do caminho que estávamos trilhando erradamente.


E quando ouvíamos a palavra com alegria, mas não buscávamos a leitura da Palavra de Deus para nos fortalecer, e nem orávamos para nos proteger, clamando a presença do Senhor em nós, e por causa da angústia e perseguição (que hoje vemos claramente no nosso meio, seja aqui no Brasil, ou em qualquer outro lugar do mundo, basta ver as reportagens desse portal, clicando aqui ) pois quem ouve a palavra e não busca o fortalecimento, é amedrontado e deixa o ensino, a palavra.


E há aqueles que ouvem a Palavra mas os olhos daqueles que a ouvem estão voltados para o mundo e as riquezas os seduzem e os sufocam. Por isso Jesus mesmo disse em outro momento que é mais dificil um camelo passar por uma agulha do que um rico ser salvo. Seu coração está endurecido. Nao digo que é impossivel, pois o poder de Deus é incomparável a qualquer riqueza e Ele opera onde quer. Mas observe ao nosso redor e veja por seus próprios olhos e tire suas conclusões, se na terra uma das coisas que mais se opõem ao novo nascimento não seria a riqueza, o status?


E por último o que ouve a palavra e a pratica e procura o seu crescimento através da leitura da Palavra, e da oração, ele não só cresce para ele mesmo como produz frutos... ele procura espalhar a outros as boas novas da salvação àqueles que não a conhece.


Qual semente é você? A do pé do caminho? A das pedras? A dos espinhos? Ou a da boa terra?


Procure se encaixar naquela que tem a terra fofa, molhada pelo poder de Deus e frutífera, cheia das vitaminas que o solo oferece, e te faz crescer saudável e seus frutos alimentam outros que estão no caminho, pois a própria Palavra diz que haverá recompensa para aqueles que O aceitarem.


E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Colossenses 3:23,24

Bom dia!


Marilza Loubach


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page