Quanto a mim...
- Marilza Loubach

- 28 de jun. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2024
'Mas quanto a mim eu buscaria a Deus, e a ele dirigiria a minha fala. ' Jó 5:8
Num desses dias em que estamos confusos e precisamos de uma palavra de Deus para nos trazer a paz e saber que estamos no caminho certo, foi o que aconteceu comigo.
Estava muito nervosa na semana anterior pois viajamos e não encontramos as coisas conforme gostaríamos, precisando retornar brevemente por conta da saúde de meu marido. Fomos no nosso sitio em Minas Gerais e encontramos muito frio e muito mato, pois ja havíamos um bom tempo sem retornar por lá, então, o mato cresceu, e com ele o pólen. Meu marido começou a espirrar e a alergia atacou.
Enfim, retornamos mas havia algo mais que me incomodava.
Decidi numa manhã me dedicar à oração e ler a Palavra de Deus.
Me derramei diante do Senhor e pedi a Ele que me confirmasse o que precisava ser e que aquilo que estava me trazendo tristeza, que me tirasse e me trouxesse uma palavra de conforto.
Algo diferente aconteceu logo após orar, algo que nunca havia acontecido. Veio em minha mente uma música pronta, e resolvi tocar para gravar e depois colocar letra, porém, como havia aberto essa Palavra em Jó, resolvi acrescentar a letra.
Acontece que este livro de Jó especificamente, as suas palavras e acontecimentos aqui registrados são profundos. A maioria das pessoas cristãs que conhecem a Palavra de Deus, sabem que terão que lidar com essa revelação da permissão de Deus sobre suas vidas como foi na vida de Jó, quando Deus permitiu ao diabo, de tocar nos seus bens e família, EXCETO NA SUA VIDA.
Porém, seus amigos começaram a conversar com ele e tentar achar onde ele tinha errado, trazendo palavras que não eram as corretas endereçadas à Jó. Pois, segundo a Biblia, ele era um homem reto.
''Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. ' Jó 1:1
E no final do livro, Deus manda os amigos dele irem à Jó para oferecer sacrifício a Deus afim de receber o perdão através da intercessão de Jó por eles:
'Sucedeu, pois, que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó. ' Jó 42:7-8
Pois é, mas o que eu quero ressaltar aqui que mesmo que o amigo de Jó o tenha exortado através de uma Palavra de Deus, não quer dizer que a Palavra dita pelo seu amigo estava errada! Vimos muitas pregações dizendo que os amigos de Jó falharam com ele, e que de fato é verdade! Acontece porém que essa desse capítulo especificamente onde enfatizo que estudei sobre, percebi que ela estava endereçada erradamente, pois não era o caso de Jó ali, mas a Palavra era fundamentada na própria Palavra de Deus. Note que em Jó 5 a partir do verso 8, ele começa a dizer as sequências de acontecimentos que um servo de Deus deve buscar a presença de Deus.
'Mas quanto a mim eu buscaria a Deus, e a ele dirigiria a minha fala. Ele faz coisas tão grandiosas, que se não podem esquadrinhar; e tantas maravilhas que se não podem contar. Ele dá a chuva sobre a terra e envia água sobre os campos, para pôr os abatidos num lugar alto; e para que os enlutados se exaltem na salvação. Ele aniquila as imaginações dos astutos, para que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito. Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos perversos se precipita. Eles, de dia, encontram as trevas; e, ao meio-dia, andam como de noite, às apalpadelas. Mas ao necessitado livra da espada da sua boca, e da mão do forte. Assim, há esperança para o pobre; e a iniquidade tapa a sua própria boca. Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus castiga; não desprezes, pois, o castigo do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. Em seis angústias, te livrará; e, na sétima, o mal te não tocará. Na fome, te livrará da morte; e, na guerra, da violência da espada. Do açoite da língua estarás abrigado; e não temerás a assolação, quando vier. Da assolação e da fome te rirás; e os animais da terra não temerás. Porque até com as pedras do campo terás a tua aliança; e os animais do campo estarão contigo. E saberás que a tua tenda está em paz; e visitarás a tua habitação, e nada te faltará. ' Jó 5:8-24
Observe que no texto todo, em sua maioria há versos citados com referência a versículos de outros livros e autores da Bíblia, dos quais seus amigos já tinham conhecimento e trouxeram ali para aquela situação, repito aqui que não era o caso de Jó, pois foi uma provação permitida pelo próprio Deus. Mas as referências são verdadeiras. Veja
5:10= Jr 5.24; 10.13; 51.16; At 14.17
5:11= 1 Sm 2.7
5:12= Ne 4.15; Is 8.10
5:13= 1Co 3:19
5:14= Dt 28.29; Is 59.10; Am 8.9
5:16= 1Sm 2.9
5:17= Pv 3.11, 12; Hb 12.5; Tg 1.12; Ap 3.19
5;18= Dt 32.39; 1Sm 2.6; Is 30.26; Os 6.1
5:19= Pv 24.16; 1Co 10.13
5:22= Is 11.9; 35.9; 65.25; Ez 34.25
5:23= Os 2.18
5:26= Pv 9:11, 10:27.
Quero me ater agora ao versículo que me chamou a atenção:
'Porque até com as pedras do campo terás a tua aliança; e os animais do campo estarão contigo. ' Jó 5:23
- "Como assim? " eu pensei... com as pedras do campo e com os animais o homem terá aliança? Nao entendi muito bem, entao fui à referência:
Em Oséias 2:18, há uma profecia sobre o povo de Israel onde Deus iria atrair o seu povo e verso 18: farei por eles aliança com as bestas fera do campo e com as aves do céu, e com repteis da terra; e da terra tirarei o arco e a espada, e a guerra e os farei deitar em segurança.
Neste momento vi que o Senhor nunca desampara aqueles que vem à Ele. Ele faz aliança até com o que Ele ja criou. As terras, os animais, as pedras. Tudo isso em favor do homem que busque a Deus.
Você já parou pra pensar quanto você vale para Deus? O que Ele pede de nós?
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Miquéias 6:8).
Nós não merecemos nada. Deus Nos comprou a preço de sangue. Sangue de seu filho! Ele deu seu próprio filho pra morrer em nosso lugar. Tudo isso por amor à nós! Que entreguemos nossas vidas à Ele para que Ele nos guie pelo caminho que devemos andar!.
Segue a canção que Deus me deu após minha busca à Ele em oração e a leitura desse texto:
Busque a Deus
Quanto à mim, busco a Deus
Só a Ele dirijo minha voz
Coisas grandes Ele faz
Maravilhas que opera em nós
Aos abatidos Ele exalta
E os de luto, Ele os salva
1-Aos astutos e sábios
Ele frusta seus lábios
Para que fracassem suas mãos
Mas ao necessitado
Ele o livra da espada
Da sua boca e do forte, suas garras
2-Quando a fome vier
E a guerra surgir
Deus da morte te livrará
Aliança terás das pedras e animais
Saberás que em tua tenda tem paz
Quanto à mim, busco a Deus
Só a Ele dirijo minha voz
Coisas grandes Ele faz
Maravilhas que opera em nós
Busque a Deus








Comentários